O seguro de automóvel garante ao segurado a indenização sobre os prejuízos ocorridos com o veículo indicado na apólice, dentro do território nacional.

Opcionalmente, é também possível estender a cobertura do seguro para os países do Mercosul, por um período de tempo, com custo à parte.

Seu custo é definido de acordo com as coberturas contratadas, com as cláusulas escolhidas e conforme as informações prestadas sobre o perfil do principal condutor, o tipo de veículo e o seu uso.

Coberturas básicas do seguro auto

1. Cobertura Compreensiva Garante ao segurado as indenizações (sinistro) referentes a incêndio, roubo, furto, colisão e fenômenos da natureza (por isso chama-se compreensiva, pois compreende algo mais que colisão, incêndio e roubo, como antigamente era chamada esta cobertura, ou popularmente chamada de “cobertura total”).
É a cobertura que mais se contrata.

2. Incêndio e Roubo Garante ao segurado as indenizações (sinistro) referentes a incêndio total ou parcial do veículo, roubo ou furto total ou parcial.
Nesta opção não haverá indenização por danos causados ao veículo por colisão ou por fenômenos da natureza, a menos que esses danos tenham sido causados em decorrência de um roubo ou furto.

3. Sem cobertura para o veículo você pode, eventualmente, estar preocupado somente com a cobertura facultativa de responsabilidade civil (danos a terceiros) e não propriamente com o seu próprio veículo.
Nesta situação é que você escolhe esta opção.

Cobertura facultatitva opcional

Responsabilidade Civil
Esta cobertura garante indenização pela responsabilidade civil do segurado sobre danos materiais ou danos corporais causados a terceiros, desde que o mesmo assuma essa responsabilidade perante a seguradora ou que haja determinação judicial contra o segurado.
Apesar de opcional, normalmente esta cobertura é contratada juntamente com uma das duas opções anteriores.
Pode ainda ser contratada independentemente da contratação da cobertura do veículo segurado.

Cláusulas que podem ser contratadas juntamente com o seguro, para facilitar a sua vida:

1. Carro reserva.
Pode ser contratado por um período de 7, 15 ou 30 dias, dependendo da seguradora. Ao ocorrer o sinistro, o segurado terá um carro reserva enquanto não ocorre a indenização ou o conserto do seu carro.
Normalmente, as seguradoras oferecem carro reserva gratuito por 7 dias, quando o segurado utiliza uma oficina credenciada para o conserto do seu veículo.

2. Assistência 24 horas.
Toda seguradora oferece via de regra dois tipos de serviços de assistência ao veículo segurado: um plano básico (gratuito) e outro completo (com custo à parte).
O plano básico garante a remoção do veículo (guincho) em todo o território nacional, normalmente com um limite de utilização e com limite de quilometragem (o limite varia de seguradora para seguradora).
Além da remoção, o segurado pode chamar a Assistência para Pane Seca (falta de combustível), Troca de Pneus, Pane Mecânica e Pane Elétrica.
Já na Assistência Completa, o segurado normalmente passa a não ter limite de vezes que pode acionar a seguradora, limite de quilometragem maior, além de mais serviços como Retorno do Segurado (táxi), Remoção Após Acidente, Pagamento de Hospedagem, etc (conforme a seguradora esta lista será mais ou menos extensa).
Além da Assistência ao veículo, atualmente algumas seguradoras oferecem Serviços à Residência do Segurado (no endereço residencial indicado na apólice), compreendendo normalmente Serviços de Chaveiro, Encanador, Eletricista, até reparos de eletrodomésticos e outras facilidades para as residências.

3. Quebra de Vidros.
A maioria das seguradoras oferece atualmente cobertura para os vidros. Acionando esta cobertura, o segurado não perde bônus. Além da quebra de vidros – que normalmente é gratuito – o segurado pode contratar cobertura para retrovisores, faróis e lanternas, com custo adicional.

4. Garantia de Zero Km.
Ao se contratar um seguro de um veículo Zero Km, as seguradoras oferecem garantia de reposição de outro veículo zero km por um período de 1 a 6 meses. Havendo perda total neste período, o segurado recebe o valor de outro veículo idêntico zero km (conforme dados constantes na Nota Fiscal de compra), mesmo que o preço tenha sofrido alteração. Após esse período, passa a valer o Valor de Mercado Referenciado, conforme descrição do veículo (normalmente as seguradoras se baseiam nos valores de mercado da tabela FIPE, utilizando-se o valor do mês em que houve o encerramento do processo da liquidação do sinistro).

5. Despesas Extraordinárias.
Esta cláusula garantirá um valor fixo em Reais adicionalmente à indenização da Perda Total. O objetivo é cobrir despesas que o segurado normalmente tem enquanto não recebe a indenização (cópia de documentos, serviços de despachantes, táxi etc.).

6. Franquia Reduzida.
O segurado pode optar em diminuir a franquia do seu veículo, pagando um adicional por isto. A franquia poderá ser 75%, 50% ou 25% da original (variável, conforme a seguradora).

7. APP Acidentes Pessoais a Passageiros.
Esta cobertura garante a indenização de um determinado valor (a escolha do segurado na contratação do seguro) por Morte ou por Invalidez para cada passageiro do veículo em razão de acidente de trânsito envolvendo o veículo segurado.

Outras cláusulas que podem ser contratadas, conforme a necessidade:
Extensão de Perímetro (utilização do veículo no Mercosul), Danos Morais,
Lucros Cessantes,
Indenização Garantida no Caso de Perda Total (fazer com que a apólice não termine com uma perda total),
Pagamento da Franquia (na primeira utilização o segurado fica isento da franquia) e outras.

Informação importante: A Franquia só é cobrada do segurado no caso de perda parcial do veículo segurado. No caso de Perda Total ou no caso de acionar o seguro para cobrir prejuízos de terceiros, não há a cobrança de Franquia em nenhuma seguradora. Para cada evento será deduzida 01 franquia.


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